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Quais documentos exigidos para lavratura de Escritura Pública consigo obter online?

Foto do escritor: Danielle  CazmierczakDanielle Cazmierczak

documentos escritura pública

Já falamos aqui sobre quais são os documentos exigidos para a lavratura de uma escritura pública. Mas você sabe quais desses documentos podemos obter online?


Recapitulando, a escritura pública de transmissão de imóveis é o instrumento legal que formaliza a vontade das partes.


Ou seja, se você vendeu seu imóvel, a sua vontade de vender o imóvel somente estará formalizada através de uma escritura pública. Ela possui fé pública, conferindo, portanto, autenticidade, segurança e validade jurídica aos atos nela formalizados. Por isso, cuidado! O contrato de gaveta não formaliza a sua vontade.


Justamente em razão dos atributos acima elencados, a escritura é um requisito legal em diversas situações, como nos casos de compra e venda de imóveis, doações, inventários e divórcios extrajudiciais, cessões de direitos hereditários, entre outros.


No âmbito das transações imobiliárias, inclusive, cabe destacar o texto do art. 108 do Código Civil, que estabelece a escritura pública como requisito “essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País”. Ou seja, se o valor atribuído ao negócio for superior a 30 salários mínimos, obrigatoriamente deverá ser celebrado por instrumento público.


A minuta da escritura pública deve ser elaborada por um advogado e o documento final deve ser lavrado por um tabelionato de notas. Para isso é exigida uma série de documentos que possibilitem identificar tanto as partes envolvidas quanto o imóvel negociado, e são esses os documentos que vamos analisar no post de hoje.


A princípio a lista de documentos para elaborar a escritura pública pode assustar, pois é bem grande. Mas a maioria dos documentos pode ser obtido online, possibilitando o início da escritura pública em casa mesmo.


Todos os documentos que podem ser obtidos online já estão com link direcionando para a página de emissão (para escritura lavrada no estado do Rio Grande do Sul).


a) Documentação referente à qualificação de adquirentes e transmitentes (quando é pessoa física e jurídica);


Documentação referente à qualificação de adquirentes


Os adquirentes nas transações imobiliárias, sejam pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar documentos pessoais informações necessárias para qualificação completa, ou seja:

Documentação referente à qualificação de transmitentes


Já os transmitentes ou vendedores devem apresentar uma gama maior de documentos:

b) Documentação referente ao imóvel objeto da transação (quando o imóvel é rural e urbano)


A documentação referente ao imóvel envolvido na transação serve tanto para identificação quanto para verificar se possui alguma pendência ou irregularidade.


Se os adquirentes ou transmitentes forem representados, deverá ser apresentada ainda procuração por instrumento público, feita no tabelionato de notas.

Atenção: Depois de lavrada a escritura de compra e venda do imóvel, ela deve ser registrada no cartório de registro de imóveis. Você pode solicitar que o próprio tabelionato providencie esse trâmite junto ao registro imobiliário.


Precisa de ajuda para reunir os documentos ou elaborar sua escritura pública? Seja uma escritura pública de compra e venda de imóveis, doações, inventários e divórcios extrajudiciais, cessões de direitos hereditários, entre outros, essa é minha especialidade e estou pronta para te ajudar! Clique no link abaixo e agende uma consulta.


Danielle Cazmierczak Direito Imobiliário






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